Volvo: conheça a marca, modelos e características
1927
A Volvo é uma montadora sueca, com sede em Gotemburgo, que desde seu surgimento em 1927 tem o propósito de levar qualidade e segurança ao mercado automobilístico.
1933
Nos primeiros anos de marca, seu faturamento se dava mais por conta das vendas de caminhões. O primeiro carro de grande sucesso da marca, nesse sentido, veio em 1933, com o lançamento do primeiro carro de luxo: o Volvo PV645.
1944
Na década de 40, por conta da Suécia ter assumido uma posição neutra durante a Segunda Guerra Mundial, a Volvo não sofreu tanto como suas concorrentes alemãs. Isso permitiu que, em 1944, a empresa lançasse seu primeiro veículo “mais compacto”: o PV444, que foi sucesso imediato.
1956
Bem como muitos fabricantes de automóveis, a Volvo também se aventurou no mercado de esportivos, através do modelo P1900, lançado em 1956. Ele, entretanto, teve uma história curta e logo foi substituído pelo P1800.
1960
A marca, que sempre priorizou a segurança de todos que compram seus veículos, também é referência em inovação. A Volvo foi a primeira montadora a lançar um carro com cinto de três pontos. Além disso, visando o bem-estar de todo motorista, ela nunca segurou sua patente, para que outros fabricantes também pudessem oferecer essa funcionalidade.
1991
No Brasil, apesar da fabricante fazer mais sucesso com seus caminhões, a abertura das importações no início dos anos 90 fez com que o consumidor brasileiro que busca carros de luxo também desse uma atenção especial à marca.
Modelos da Volvo
A Volvo, reconhecida pela qualidade de seus automóveis, sempre se posicionou em um mercado mais premium e menos acessível. Apesar disso, o desejo dos consumidores brasileiros em comprar esses carros suecos torna mais do que justificável o posicionamento da marca no mercado nacional.
Principalmente dentro de um mercado de luxo voltado mais para o tradicional, a montadora continua sendo sinônimo de segurança, confiabilidade e qualidade. A Volvo é uma das marcas emblemáticas do mundo, e aqui não é diferente. Realmente chama a atenção ver um carro de tamanha exclusividade em nossas ruas.
Veja abaixo alguns dos seus modelos mais buscados.
Qual é o melhor modelo da Volvo?
Entre os carros citados, não existe melhor ou pior opção. Entretanto, a escolha ideal pode ser aquela mais adequada ao perfil do consumidor. Ao escolher um dos modelos da Volvo, primeiramente, é preciso entender necessidade, expectativa e gosto de cada um.
Volvo XC60
O XC60 da Volvo, apesar de pouco popular entre os consumidores brasileiros, é um dos SUVs mais completos que uma marca premium poderia oferecer. Com motor a diesel D4 extremamente sofisticado, o modelo prova, em quase todos os aspectos, ser um carro moderno com uma aparência elegante.
Além disso, seus dispositivos tecnológicos e de entretenimento de última geração – e, acima de tudo, seu sistema de segurança – o tornam um concorrente digno dos rivais Audi Q5, BMW X3 e Range Rover Evoque.
Volvo XC40
O XC40 da Volvo é muito mais do que apenas uma versão menor dos SUVs maiores da marca. Com este carro, a marca construiu um design com algumas características únicas, a fim de se destacar. Além disso, disponível na versão elétrica, este é um verdadeiro veículo “diferente” até mesmo para essa categoria premium que conta com Audi Q3 e BMW X1.
Definitivamente, a Volvo percebeu claramente que, para entrar no segmento concorrido de SUVs compactos de marcas topo de linha, precisava oferecer algo diferente de seus rivais alemães. Então, é exatamente isso que o consumidor pode ver. Os mais conservadores podem não gostar da aparência, mas não há dúvida de que ela ajudará a marca a atingir um público que nunca teria considerado um Volvo.
Bem, os padrões tradicionais dos líderes da classe podem ser tentadores para alguns, mas, no geral, se você está procurando uma opção de qualidade que seja um pouco mais exclusiva nesse segmento, a Volvo acha que tem um carro que pode te interessar muito.
Volvo V40
O Volvo V40 é um carro que foi lançado pela primeira vez em 2012, em uma época em que a marca sueca estava introduzindo sua própria tecnologia Drive-E para os motores de seus veículos. Em qualquer versão, portanto, você terá um hatch compacto premium muito completo, com uma incrível quantidade de equipamentos tecnológicos e de segurança embutidos.
Com este modelo, a Volvo conseguiu atualizar sua marca. A marca de Gotemburgo já havia enfrentado as poderosas montadoras alemãs antes, mas nunca assim. No segmento de hatch compactos premium, apenas o BMW Série 1 compete tão bem com este carro, e isso se dá apenas por causa da tração traseira. Esta é uma opção eficiente, com personalidade e elegância, que deve atrair muito além dos tradicionais clientes da Volvo.