Nissan: conheça a marca, modelos e características
1914
A empresa foi fundada no Japão, no ano de 1911, sob o nome de Kwaishinsha Motor Car Work, por Masujiro Hashimoto. No entanto, foi apenas no ano de 1914 que a empresa produziu o seu primeiro carro que recebeu o nome de DAT. O nome do carro pode ser considerado um acrônimo para os nomes das famílias dos investidores.
1918
O sucesso começou a se expandir tanto que no ano de 1918 os primeiros caminhões DAT foram entregues para o mercado militar. Pequenos caminhões com peças e materiais importados dos Estados Unidos eram quase de lei à época.
1930
O nome da Nissan surge com força total, representando “Bolsa de Tóquio” na língua original. Naquela época, a empresa controlava negócios de fundições e autopeças, mas só veio a ingressar na fabricação de carros por volta de 1933. O principal objetivo da época era crescer e incluir 74 empresas, tornando-se a maior do Japão durante toda a Segunda Guerra Mundial.
1931
No ano de 1931, o DAT Jidosha Seizo acabou se tornando afiliado à Tobata Casting. Dessa forma, a produção de automóveis apenas cresceu mais e mais.
1950
Surge a Nissan como uma divisão de automóveis da Tobata Casting. Na época da Segunda Guerra Mundial, equipamentos militares também foram fabricados em suas instalações. Por volta da década de 1950, um plano de expansão foi firmado com uma subsidiária dos Estados Unidos.
1951
A Nissan, enfim, chega ao Brasil. Foram vários caminhões importados do Japão, sendo eles distribuídos pela companhia Mario Barros do Amaral S.A, na cidade de São Paulo. Em meados da mesma época, a representação dessa marca começou a ser liderada pela Varam Motores.
1955
Entre os anos de 1955 e 1956, a Varam montou cerca de 400 unidades do jipe Nissan 4W60. Agora, estava representada pela KTM de São Paulo, trazendo uma revendedora da Flórida com modelos japoneses Maxima, Sentra e Pathfinder.
1970
Em 1970, a Nissan começava a expandir suas raízes para México, Austrália, África do Sul e Taiwan, mostrando total capacidade de produzir cada vez mais e conquistar o coração econômico de cada país por onde passava.
1980
Na década de 1980 começou uma maior expansão para a Europa, montando uma fábrica na Inglaterra.
2000
No ano de 2000, a Nissan usou uma estratégia para estabelecer uma estrutura mais ampla com o Mercosul, utilizando o Brasil para isso. Para se ter uma ideia da importância estratégica da marca, a Nissan foi a primeira a oferecer câmbio CVT em um veículo Flex Fuel, o sedã médio Sentra. Na Frontier, a marca só oferece a exclusiva transmissão automática de cinco velocidades e um sistema 4X4 Shift-On-The-Fly.
Modelos da Nissan
A Nissan passou por muitos feitos históricos durante toda a sua instauração no mercado de automóveis. Além de ter encarado a Segunda Guerra Mundial, conseguindo contornar a situação de certo modo, pouco a pouco foi possível espalhar as suas empresas por todos os cantos do mapa. Isso é muito bom, pois demonstra inteligência e estratégia.
Ao chegar no Brasil, rapidamente, o negócio começou a se expandir, mostrando extremo respeito para com o cliente e atenção às necessidades principais quando o assunto são os carros. Por isso, não é nada difícil encontrar vários elogios à marca quando alguém compra um novo carro da Nissan.
Abaixo, você confere os modelos mais vendidos e populares da Nissan aqui no Brasil:
- Hatches: March e Leaf;
- Sedãs: Versa V-Drive, Versa e Sentra;
- SUVs: Kicks.
Qual o melhor modelo da Nissan?
Esta é uma pergunta bastante difícil de ser respondida. Afinal, o padrão de qualidade instaurado pela própria Nissan é bastante alto e, por isso, seus carros são fabricados com excelência. Então, se você gosta de carros e está procurando um modelo ideal para o seu perfil, confira os mais vendidos abaixo.
Nissan Frontier
O Nissan Frontier é um carro 4X4 com um belo design e pode ser considerado um dos mais vendidos da marca. Além de chamar a atenção pela sua alta capacidade, também pode ter maior destaque quando o assunto é seu estilo, que sempre acaba ganhando pontinhos a mais por parte dos amantes de carro.
Segundo os próprios compradores do carro, o estilo, a posição para dirigir, o tamanho do porta-malas, o desempenho, os freios, a suspensão e a estabilidade são pontos muito fortes a serem destacados, transformando o carro em uma verdadeira máquina própria para aventuras.
Em contrapartida, também é possível relatar barulho no banco traseiro, não possui sensor dianteiro, travas elétricas na fechadura da caçamba e pode até mesmo apresentar uma breve falha no sistema 4WD. De todo o modo, suas avaliações apontam mais para os pontos positivos.
Nissan Kicks
O Nissan Kicks vem ganhando muito espaço no interesse dos brasileiros, principalmente por causa do seu conforto e preço bastante atrativo. Mesmo assim, ainda é importante avaliar seus pontos positivos e negativos antes de finalizar a compra.
Dentro dos pontos positivos, é possível encontrar um porta-malas espaçoso, isofix, ar-condicionado digital, central multimídia, câmera 360º, bancos de couro para maior conforto e porta-luvas com iluminação.
Dentro dos pontos negativos, avalia-se a falta de iluminação nos bancos traseiros, freio motor do câmbio CVT, falta de controle de velocidade de cruzeiro, espaço interno um tanto limitado para passageiros do banco de trás e falha no botão de posição noturna.
Nissan Versa
Mais um carro da Nissan que apresenta pontos positivos em relação ao custo-benefício e ao espaço destinado para seus passageiros. Por isso, ele também tem sido bastante procurado no mercado de carros aqui do Brasil para oferecer maior conforto aos compradores.
O desempenho do carro é muito bom, apresentando o motor de um sedã compacto. Sendo assim, o carro se mostra bastante interessante em situações urbanas, também contando com maior estabilidade na estrada.
O consumo, no entanto, é um pouco acima do que é propagado. O computador de bordo apresenta alguns problemas, mostrando um consumo irreal e que não reflete aquilo que foi gasto exatamente durante o trajeto.