Citroën: conheça a marca, os modelos e as características
1919
A Citroën, fundada em 1919, é uma fabricante francesa de automóveis com sede em Paris. Atualmente, a empresa que integra o grupo PSA junto à Peugeot atua em 140 países, sendo que possui fábricas espalhadas por 19 deles.
A montadora também é conhecida por carregar a inovação em seu DNA. Desde seu surgimento, no início do século XX, a empresa não poupa esforços e investimentos em tecnologia em suas linhas de produção.
1934
E, apesar de ter sofrido com a crise de 1929, chegando a declarar falência, a Citroën se reergueu, até que em 1934 lançou seu grande sucesso (Citroën Traction Avant), que fez a marca estourar em terras europeias. De lá para cá, a marca se consolidou com modelos originais que sempre respeitaram as principais tendências do mercado automobilístico.
2001
No Brasil, entretanto, a marca demorou a tomar as ruas. Durante a década de 90, ainda pouco conhecida, os carros Citroën eram importados. Sua primeira fábrica só veio em 2001.
Modelos da Citroën
Mesmo que tenha sido uma das últimas montadoras a chegar ao Brasil, seu portfólio de ofertas certeiro conseguiu penetrar nas principais categorias do mercado. Atualmente, os carros da marca conseguem competir em qualidade, conforto e desempenho até com os concorrentes mais tradicionais.
Abaixo, e separados por categoria, estão alguns modelos Citroën em linha:
- SUV: Aircross e C4 Cactus.
Qual é o melhor modelo de Citroën?
Entre os carros citados, não existe melhor ou pior opção. Entretanto, a escolha ideal pode ser aquela mais adequada ao perfil do consumidor. Ao escolher um dos modelos da Citroën, primeiramente, é preciso entender necessidade, expectativa e gosto de cada um.
O C3 é o modelo mais popular da marca em todos os sentidos, tanto em número de vendas, quanto no preço. Entretanto, mesmo sendo o carro de entrada, ele concorre com alguns dos hatches mais completos do mercado. Recentemente reestilizado, o C3 tem um estilo único e, entre os compactos, é um dos que oferecem melhor espaço.
O C4, por sua vez, é outro modelo muito conhecido pelos brasileiros. Também renovado, dessa vez, a marca decidiu tirar sua versão hatch de linha, manter o sedã e lançar o SUV com o mesmo nome.
O C4 lounge pertence à categoria de sedãs. Por fora, esse carro respeita todas as tendências de estilo em alta no mercado. Por dentro, ele carrega muito conforto e tecnologias, inclusive, que estão pouco acessíveis em seus concorrentes. Na prática, o C4 lounge, em suas versões mais baratas, ainda é muito completo.
Já o C4 Cactus representa o modelo em sua versão SUV. Mais novo do que seu irmão sedã, ele surgiu da necessidade da marca em fortalecer sua posição entre os concorrentes da categoria. Seguindo a mesma proposta em estilo, qualidade e preço da Citroën, ele tem caído nas graças dos fãs da fabricante.
Por fim, mas não menos importante, o Aircross é outro SUV. Ele, além de mais antigo do que o C4 Cactus, também atinge um público um pouco diferente. Sua pegada mais esportiva e seu espaço de sobra o torna ótimo para viagens – principalmente, em família.
Confira em detalhes os principais modelos Citroën.
Citroën C3
O Citroën C3 sempre foi o queridinho da marca, mas sua renovação o levou a outro patamar. Sem perder o DNA da Citroën, ele ficou ainda mais jovial e ousado. Além disso, suas luzes diurnas de LED o tornam muito mais estiloso.
Disponível nas versões automáticas com seis marchas e manuais, os destaques do carro vão para sua versão multimídia com câmera de ré e a segurança promovida por seus freios ABS e airbags duplos.
Vale ressaltar também que, após a atualização, a montadora disponibiliza seu novo motor 1.2 Flex Puretech, que corrige problemas de desempenho e economia do modelo.
Citroën C4
Como abordado, o C4 também já é outro veículo com nome bem consolidado dentro do mercado brasileiro. Contudo, dessa vez, com outros nomes, a marca mostrou que não fica para trás em relação às principais tendências do mercado.
Citroën C4 lounge
O C4 lounge é um carro completo que traz, inclusive, tecnologias e recursos que só estão presentes em modelos mais luxuosos.
Entre eles estão controle de estabilidade, start and stop e auxílio de rampas, proporcionando mais segurança e facilidade na direção do veículo, bem como seu painel de sete polegadas touchscreen com câmera de ré, reconhecimento de voz e controle de ar-condicionado.
Seguindo alguns padrões de sedãs urbanos top de linha, o design desse carro também merece destaque por dentro e por fora. E, não menos importante, seu porta-malas de 450 litros não deixa a desejar a nenhum concorrente.
Citroën C4 Cactus
Tecnologia a serviço da segurança e do bem-estar é o slogan desse que tornou-se uma tacada de mestre da Citroën, que ainda não tinha tanta força no mercado de SUVs.
O C4 Cactus, surgindo a partir de uma demanda do mercado, correspondeu bem às expectativas. Com um estilo bem moderno e até disruptivo, a marca seguiu nesse veículo seu propósito de entregar mais por menos.
Confortável e espaçoso, o C4 Cactus também merece elogios em tecnologia e desempenho. Equipado com sistemas de detectação de frenagem, camera de ré, assistente de partida e estabilização, esse carro ainda conta com motor Turbo THP 16V Flex de 174 CV, capaz de tornar sua direção muito melhor.
Citroën Aircross
O Aircross é um carro marcante que continua atendendo muito bem as expectativas de um público específico. Espaço, por exemplo, nunca foi problema para esse carro, que traz uma identidade mais tradicional da Citroën.
Entretanto, apesar de não tão moderno em seu visual, as atualizações dos últimos anos levaram toda a tecnologia da marca para o interior do veículo. Agora quem já era identificado com o modelo também pode aproveitar os recursos multimídia de fábrica.