Audi: Conheça a marca, modelos e características
1899
No final do século XIX, August Horch deu início ao seu projeto de construção de automóveis, fazendo com que surgisse, na Alemanha, a marca “Horch”, na primavera de 1899. O projeto estava correndo extremamente bem, com base em diversos fatores que propiciavam as vendas de veículo à época.
1909
Até o ano de 1909, foram produzidos cerca de cinco modelos diferentes de carros, o que contribuiu para que o sucesso da marca começasse a surgir. No entanto, no mesmo ano, Horch começou a divergir de outros diretores da fábrica, abandonando por completo o projeto.
Como o criador perdeu os direitos do nome da empresa, precisou encontrar outra nomenclatura para a marca. Horch contornou o problema sem muita demora, adotando uma nova marca com o seu próprio nome, mas colocou em latim: Audi.
1928
As quatro argolas unidas, que tão bem representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, começaram a ser utilizadas nas novas gerações da Audi. Dessa forma, ficou muito mais simples popularizar os veículos, fazendo com que o número de vendas disparasse e aumentasse o lucro de seu criador.
1969
No ano de 1969, a Audi Auto Union AG comprou a famosa empresa NSU, fazendo com que seu nome passasse a ser Audi Auto Union NSU AG. Com um novo modelo, mais conhecido como K70, a Audi lançou seu primeiro modelo com motor refrigerado à água. A partir desse evento, um modelo ainda mais moderno surgiu: o Audi 100.
1993
A Audi só veio chegar ao Brasil no final do ano de 1993, por meio do tricampeão mundial de Fórmula-1 Ayrton Senna. A partir do ano de 1994 é que as importações puderam ser iniciadas, após um evento de apresentação ao público brasileiro.
2017
Atualmente, a Audi está presente, no Brasil, em 48 lojas. A sua última inauguração aconteceu no ano de 2017, alojando-se em São Paulo, no Ibirapuera. Isso permite que o público brasileiro possa ter acesso aos tão famosos carros encontrados hoje no mercado.
Modelos da Audi
Ao longo dos anos, muitas inovações acabaram por acontecer nos carros da marca Audi. A transmissão por meio de duas embreagens S tronic, faróis de LED, injeção estratificada e motores de desempenho acima da média foram apenas alguns de seus feitos. Para se ter uma ideia, o Audi A1, A3, A4, A5, A6, A7, Q3. Q5, A7 e R8 fazem parte de um lineup atual.
Seu sucesso cresceu tanto que as fábricas começaram a se espalhar por todos os lados do globo. Atualmente, elas estão alojadas na Alemanha, Índia, Eslováquia, Bélgica, China, Hungria, Indonésia e Espanha. No Brasil, ainda encontramos algumas lojas da marca.
Quando se instalou no Brasil, com a ajuda da Volkswagen, em São José dos Pinhais, no Paraná, modelos mais modernos passaram a ser produzidos. O Audi A3 foi o primeiro deles, sendo lançado para os brasileiros no ano de 1999. Em 2006, este modelo saiu de linha, só voltando ao mercado por volta de 2016.
Confira alguns dos principais modelos da marca.
- Hatches: Audi RS7, Audi A3 Hatchback, Audi A7.
- Sedãs: Audi A3 Sedan, Audi A6, Audi A4.
- SUV’s: Audi Q3, Audi Q8, Audi RS Q3, Audi RS Q8, Audi e-tron Sportback, Audi Q7.
Qual o melhor modelo da Audi?
É difícil definir qual o melhor modelo que pode ser encontrado na marca Audi, até porque existem diversos. Para saber qual é o mais adequado, será necessário fazer uma avaliação de acordo com os seus gostos e, consequentemente, acabar escolhendo o seu carro ideal.
Por isso, trazemos alguns dos modelos que mais têm saída pela Audi, destacando suas características, vantagens e desvantagens.
Audi Q3
Equipado com a plataforma MQB, o Audi Q3 foi uma verdadeira novidade lançada pela Audi, muito embora, abaixo de seu capô, continue tudo da mesma maneira. Ele é movido unicamente por gasolina e entrega aos amantes de carro um motor com 150 cv de potência. Seu câmbio é de dupla embreagem, com 6 marchas, e tração dianteira.
Uma das grandes vantagens do modelo Q3 é que ele é bem mais espaçoso do que a maior parte dos carros da marca. Sendo assim, se você anda com a família ou gosta de viajar com maior comodidade, precisa investir em algo que te satisfaça. Além disso, o modelo é bastante elegante e bonito.
Uma de suas desvantagens é a falta de potência no motor para quem gosta de um pouco mais de adrenalina. No entanto, isso parece ser um detalhe, tendo em vista que as vantagens estão acima desse ponto.
Audi A3
O Audi A3 é um modelo médio, hatch, com um motor dianteiro transversal e tração dianteira, feito em uma plataforma por cima da do VW Golf. Ele pode ser muito elegante para quem preza por uma boa aparência no automóvel.
Uma de suas maiores qualidades está, justamente, na segurança. Ele possui airbags frontais e cintos de segurança pré-tensores como um padrão. Para ocupantes adultos, é uma grande vantagem, visto que oferece muito mais conforto na hora de dirigir, sem contar com a sensação de estar seguro atrás do volante.
Algumas de suas desvantagens estão diretamente ligadas à falta de espaço, tanto no interior do carro, quanto em seu porta-malas. Então, se você gosta de viajar com frequência, levar a família e os amigos, pode ser mais vantajoso investir em outros modelos da marca. Além disso, para alguns, a sensibilidade demasiada no pedal de aceleração pode incomodar.
Audi A8
O Audi A8 é considerado um dos carros mais bonitos e com maior espaço interno de toda a marca. No ano de 2018, o modelo completou 24 anos de vida. Também é bastante conhecido por ser um dos maiores precursores de tecnologias e inovações dentro da Audi.
A estética do carro é bastante interessante e pode agradar os mais exigentes quando o assunto é aparência. Além disso, como já foi citado anteriormente, ele pode ser ideal para famílias e viagens longas, pois dispõe de muito espaço.
Sobre as desvantagens, ele pode ser um pouco barulhento em altas velocidades, mas isso não é um fator que incomoda muito.