Volkswagen: conheça a marca, os modelos e as características
1937
A Volkswagen, fundada em 1937, é uma montadora de origem alemã, com sede na cidade de Wolfsburg. Ela pertence ao Grupo Volkswagen, o qual também detém o direito de grandes marcas do mercado automobilístico, como Audi, Bentley, Lamborghini, Porsche e Scania.
1953
No Brasil, sua história começou no início da década de 50. Na época, detentora apenas de um armazém no centro de São Paulo, a empresa começou a produzir seus primeiros fuscas. Em quatro anos, nesse mesmo local, foram montados quase 3.000 veículos.
1957
A VW, como também é conhecida, não demorou muito para ganhar o reconhecimento dos brasileiros. Como consequência do sucesso, a marca construiu sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que, inclusive, marcou o início da produção de kombis com peças e componentes produzidos em território nacional.
1970
Desde então foram muitos marcos importantes, tanto para os consumidores, quanto para a montadora. Na década de 70, por exemplo, a empresa bateu a marca de um milhão de veículos produzidos. Além disso, não parou de inovar e criar tendências de mercado, a partir do lançamento de modelos como SP1, SP2, Brasília e Passat.
1980
Já nos anos 80 o surgimento do Gol, um dos modelos mais vendidos até hoje, e o ingresso da Volkswagen no segmento de carros mais luxuosos, através do Santana e Quantum, foram os grandes destaques da época.
2020
De modo geral, a VW tem uma das histórias mais bonitas no mercado nacional. Com carros que marcaram gerações e outros que ainda perduram, a empresa segue inovando, a fim de não perder seu posto dentro da mente e do coração de milhões de brasileiros.
Modelos da Volkswagen
A tradição da Volkswagen no Brasil permitiu que a marca hoje oferecesse um grande portfólio de veículos em território nacional. Por isso, seja nos modelos populares até os mais luxuosos, a montadora é considerada pelo consumidor que pretende trocar de carro.
Abaixo, e separados por categoria, estão alguns modelos Volkswagen em linha:
- Hatch: Up, Gol, Fox, Polo, Golf;
- Sedã: Virtus, Jetta, Passat, Voyage;
- SUV: Nivus, T-Cross, Tiguan Allspace;
- Picapes: Saveiro, Amarok.
Qual é o melhor modelo da Volkswagen?
Entre os carros citados, não existe melhor ou pior opção. Entretanto, a escolha ideal pode ser aquela mais adequada ao perfil do consumidor. Ao escolher um dos modelos da Volkswagen, primeiramente, é preciso entender necessidade, expectativa e gosto de cada um.
A marca possui uma das maiores variedades de carros hatch. No geral, eles são os mais populares do mercado. Caracterizados por seu porta-malas integrado e, geralmente menor do que outros modelos, esses veículos se destacam devido à união de design e preço.
Por outro lado, alguns modelos dessa categoria não se enquadram nessas características. Diferentemente do Up, Gol, Fox e até algumas versões do Polo, que realmente têm a função de serem mais acessíveis, o Golf é um hatch médio que atinge um público que deseja um veículo potente e completo.
Os sedans – Virtus, Jetta e Voyage – são modelos produzidos sobre a mesma plataforma e design que modelos hatch. Eles são conhecidos, tanto por seu comprimento, quanto pelo porta-malas em compartimentos externos. Definitivamente, eles são ótimas opções para quem deseja ou precisa de mais espaço.
Nesta lista também vale dar destaque ao Passat. Mesmo sendo um dos veículos mais antigos da marca, ele é um sonho para muitos brasileiros, dado que ocupa um nicho bem luxuoso do mercado.
Por fim, tanto para perfis esportivos, quanto urbanos, a fabricante disponibiliza SUVs e picapes atuais e outras de maior tradição. O Nivus e T-Cross, veículos mais recentes nesta categoria, unem a qualidade Volkswagem a um design inovador. Já a Tiguan e Amarok são reestilizações muito bem feitas de modelos luxuosos conhecidos pelo público.
Up
O Up integra uma categoria recente do mercado, representada por carros subcompactos. Eles, no geral, têm como característica seu pequeno tamanho, que permite um bom desempenho com um motor menos potente, bem como um preço mais acessível.
Entretanto, essa não é bem a realidade da Volkswagen. O Up, apesar de subcompacto no tamanho, traz muitos diferenciais em relação a seus concorrentes. Sendo considerado um dos carros mais econômicos e seguros de todo o mercado brasileiro, trata-se de um carro de nicho. Isto é, com qualidades superiores àqueles que deveriam ser seus concorrentes, ele também apresenta um preço maior.
Isso fica ainda mais evidente na sua versão TSI. Equipado com um dos motores mais potentes e tecnológicos da montadora, o Up apresenta desempenho melhor do que carros maiores.
Fox
Sendo o Up um caso especial, os modelos compactos também aparecem como versões de entrada da Volkswagen. Entre eles, vale destacar o Fox. No mercado há algum tempo, o veículo sofreu apenas alterações pontuais junto à identidade da marca, sem nunca perder seu aspecto jovial e elegante.
Hoje, o Fox é um dos carros hatches mais espaçosos e altos do mercado. Encontrado na versão Connect (comum) e Xtreme (esportiva), ele também visa atingir um público mais aventureiro.
Os destaques para os modelos mais recentes desse carro vão para conectividade, volante multifuncional, tecnologia tilt-down e sistema de som composition touch.
Jetta
O Jetta é um tradicional sedã da marca que chama a atenção de todos pelo desempenho, conforto e estilo. Com sua reestilização, então, o carro conseguiu se reinventar, tornando-se mais moderno, esportivo e arrojado, mas sem perder a essência.
E as mudanças também refletiram no design interno do veículo e em suas funcionalidades. Mais tecnológico do que nunca, as novas versões do Jetta proporcionam uma direção muito mais agradável.
Na prática, o consumidor tem um painel com central multimídia integrável que mostra o melhor que a VW tem a oferecer. Além disso, seu novo motor TSI tem dado o que falar. Agora, com 230 cavalos unidos à transmissão DSG, que permite trocas de marchas rápidas e precisas, os fãs da montadora vão adorar essa máquina.
T-cross
O T-cross é um dos carros mais recentes da marca. Ele mostra que a Volkswagen soube aproveitar o sucesso da sua nova identidade em todas as categorias para se destacar em uma nova: a de SUVs.
O novo modelo é completo e não deixa nada a desejar se comparado aos concorrentes. E, equipado com o motor TSI, fica imbatível!
Volkswagen Gol: conheça o modelo Gol e suas características
O Gol é um carro da marca Volkswagen, desenhado em território brasileiro e comercializado nos mais diversos países. Dentre algumas de suas designações, podemos encontrar o México e a Argentina. Sua história começa no ano de 1980, quando foi lançado ao público e, de maneira quase automática, considerado um verdadeiro sucesso.
História do Gol
O carro surgiu a partir de uma necessidade de dar continuidade ao Fusca, principalmente após a segunda metade dos anos 1970. A ideia era bater de frente com veículos projetados em design mais moderno, como o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette. À época, os veículos produzidos em sua matriz europeia não conseguiam suprir a necessidade do mercado brasileiro.
Esse fator se deu devido à falta de adaptação para as estradas locais, além da necessidade de se adaptar aos hábitos dos consumidores brasileiros. Por isso, o departamento de engenharia da Volkswagen, decidiu começar a desenvolver um projeto sobre essa plataforma, tomando como base o carro de modelo Polo.
O projeto teve início em maio de 1975, após os fabricantes conseguirem vencer a resistência alemã por causa dos insucessos anteriores com os modelos brasileiros SP-2 e TL. O nome Gol vem diretamente da convenção da própria fabricante de colocar nomes de esportes em seus modelos veiculares.
Gerações do Gol
A primeira geração do Gol ficou entre os anos de 1980 e 1986. Ele foi estreado com um motor carburado de corpo mais simples, arrefecido a ar, com base nas antigas características do Fusca. Era possível utilizar tanto gasolina quanto álcool para fazer o seu abastecimento.
A segunda geração do Gol fica por conta dos anos de 1987 e 1988. Foi nesse período que aconteceu a primeira reestilização do carro. O Gol acabou por ganhar uma frente um pouco mais baixa com um capô redesenhado, novos faróis, grades, para-choques mais envolventes e lanternas dianteiras.
Entre 1989 e 1990, a série especial Star foi lançada. Os carros foram fabricados, unicamentes, nas cores vermelha e branca. Seu interior possuía bancos bastante comuns, mas com uma forração especial. Um quadro de instrumentos com conta-giros e relógio digital também foi incluído no pacote.
Após 1994, até, mais ou menos, 2005, o formato adaptável do Gol começou a ser moldado de maneira mais sensata. Sua carroceria era totalmente nova, modernizada, apresentando linhas arredondadas em relação às versões anteriores. Assim, acabou recebendo do público, de maneira carinhosa, o apelido de Gol Bola.
Outras versões do Gol são:
- Extreme;
- Rolling Stones;
- Atlanta;
- Star;
- G3;
- G4;
- G5;
- G6;
- G7.
Afinal, por que o carro ficou tão conhecido?
Ao longo de sua trajetória, com vários anos de história e uma linha bastante completa, o Gol acabou ficando muito conhecido porque, além de ter números fantásticos em vendas, acabou sendo um dos pioneiros na introdução de tecnologias automobilísticas. Para se ter uma ideia, ele foi o primeiro veículo a ser produzido com uma injeção eletrônica de combustível.
Muitos dos motoristas que desejavam ainda mais conforto e um carro interessante para passeios casuais e ir ao trabalho acabaram adquirindo o modelo.
Sucesso da linha
Além de tudo, é extremamente importante lembrar que a base do Gol acabou servindo para aumentar a família. Além de apresentar a versão padrão (hatch), ainda foi possível criar a picape Saveiro, bastante fiel ao seu companheiro Gol, seguindo desde a primeira geração.
No ano de 2018, o modelo de carro adotou o câmbio automático, mesmo que um pouco depois de seus concorrentes já terem apresentado esse tipo de tecnologia. No entanto, as coisas ficaram ainda mais simples com essa novidade, já que foi possível atingir um público ainda maior de motoristas.
No ano de 2019, o Gol acabou sendo um dos carros mais vendidos no Brasil, posicionando-se no quinto lugar do ranking. Foram cerca de 80 mil unidades distribuídas por todo o território. Sabendo disso, fica bastante nítido identificar que o carro abriu inúmeras portas para movimentar o mercado.
Ficha técnica: Volkswagen Gol
O Gol passou por diversas reformulações ao longo dos anos e, assim como você pode perceber, ele teve total capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. Por isso, é interessante dar uma olhada em sua ficha técnica, levando em consideração as versões mais recentes disponibilizadas no mercado.
Confira, abaixo, a ficha técnica do modelo Gol da Volkswagen:
- detalhes: hatch, nacional, 4 portas e 5 ocupantes
- alimentação: injeção multiponto
- capacidade do porta-malas: 285 litros
- tanque de combustível: 55 litros
Equipamentos Volkswagen Gol
Para que pudesse se adequar às novas exigências de segurança, estabelecidas para os veículos, a Volkswagen decidiu criar novos equipamentos para a linha Gol, atribuindo cinto de três pontos e apoios mais resistentes para a cabeça de todos os passageiros. Além disso, o sistema de fixação de cadeirinha infantil, Isofix, também entrou na lista de itens de série.
Abaixo, confira quais são os principais itens de série encontrados no Gol.
Obrigatórios
Dentre os itens obrigatórios que você poderá encontrar na hora de comprar o seu Gol, estão o ar-condicionado manual, banco do motorista com maior ajuste de altura, banco traseiro rebatível, direção hidráulica, rodas de calota aro 15, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos. Todos os itens foram adicionados com o intuito de permitir maior conforto e segurança para todos os motoristas durante a condução.
Opcionais
Dentre a lista de itens opcionais que pode ser encontrada para o modelo Gol, é possível mencionar a chave canivete, sensores traseiros, alças de teto, direção com ajustes, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, retrovisores elétricos, faróis de neblina, lanternas escurecidas, para-sóis iluminados, rodas de liga aro 15, porta-malas elétrico, bem como travas e vidros elétricos.
Ainda encontramos a possibilidade de uma pintura metálica, bluetooth, MP3, entrada USB, central multimídia de 6,5 polegadas com volante multifunções, computador de bordo, quatro alto-falantes e dois tweeters. Todos os itens mencionados ficam a cargo do comprador, deixando-o à vontade para escolher quais adicionar.
LEILÃO VOLKSWAGEN
Encontrar veículos seminovos em um Leilão Volkswagen por um preço abaixo do mercado é uma tarefa muito complicada nos dias de hoje. As concessionárias apresentam taxas e juros exorbitantes, e a negociação com vendedores informais nem sempre é a alternativa mais segura. Esses e outros fatores vêm atraindo cada vez mais as pessoas a testarem o leilão online que a Sodré Santoro disponibiliza, referência da modalidade dentro do território nacional.
Você pode comprar carros de leilão baratos nas mais variadas condições. É possível encontrar tanto carros usados em bom estado de conservação como carcaças que podem servir apenas como sucata. A origem dos automóveis também é relevante, visto que podem vir a leilão a partir de disputas judiciais, financiamentos, abandonos ou até mesmo acidentes. Você pode filtrar a sua busca no nosso leilão de veículos escolhendo o tipo de veículo, a origem, o ano de fabricação, a quilometragem, o tipo de combustível, os modelos disponíveis e o local em que se encontra o lote, uma boa forma de encontrar um leilão de carros Volkswagen.
POR QUE COMPRAR CARROS VOLKSWAGEN EM LEILÃO?
A modalidade de compra garante muita economia e praticidade ao participante do leilão Volkswagen. O valor é um dos fatores que conquistam as pessoas, já que alguns itens podem apresentar até 60% de diferença no preço se comparados com os valores do mercado. A internet também é um aspecto muito importante por facilitar a transação, permitindo a compra de qualquer item sem sair de casa com o acompanhamento online do leilão através de um computador.
A garantia de oferecer uma compra segura é uma das principais preocupações da Sodré Santoro, que disponibiliza todas as suas normas e diretrizes no edital e presta todo o auxílio para os seus compradores. É certo que, assim como em qualquer aquisição de bens, é preciso ter atenção e cuidado para fazer a escolha certa e adquirir aquilo que você está buscando. É importante que o comprador conheça o modelo do veículo Volkswagen antes de dar o primeiro lance. Uma dica importante é sempre buscar diferentes opções de carros baratos para ter à sua disposição outras oportunidades de negócio. Confira o leilão Volkswagen!
LEILÃO DA VOLKSWAGEN: COMO FUNCIONA?
Participar do leilão Volkswagen na Sodré Santoro é muito fácil. Inicialmente, você deve cadastrar seu CPF ou CNPJ - no caso de empresas - e depois preencher um formulário com seus dados pessoais. Um e-mail de confirmação será enviado para você se seus dados estiverem corretos. As regras presentes no edital devem ser lidas com muita atenção, já que são elas que regulam todo e qualquer leilão promovido pela Sodré Santoro.
Após enviar toda a documentação necessária, seus dados serão analisados e, depois de serem validados, você poderá participar de todos os leilões do site. Fique de olho nas oportunidades de leilão de veículos e leilão de imóveis e não perca nenhum lance!